quinta-feira, 3 de março de 2016

CAMPEONATO CARIOCA 2016 – 1ª FASE – 7ª RODADA – FRIBURGUENSE X FLUMINENSE



Friburguense 1 x 2 Fluminense – Eduardo Guinle, Friburgo (RJ)

Fluminense tem atuação precária, é dominado pelo Friburguense, mas conquista vitória por 2 a 1 e se aproxima da classificação para a próxima fase do Carioca.

O gol de cabeça marcado por Cícero logo no terceiro minuto deu a impressão de que o Fluminense não encontraria dificuldades para controlar o jogo e levar os três pontos. Puro engano. Sem demonstrar nenhum abatimento com o golpe sofrido, o Friburguense ergueu a cabeça, se encheu de vitalidade e partiu ao ataque, deixando o Fluminense com o papel de bloquear os espaços e sair no contra-golpe.

Durante cerca de 20 minutos, o jogo viveu um lá e cá quente, pois se o Friburguense exigia atenção de Diego Cavalieri com chutes longos, o Flu respondia com avanços pelos lados do campo de Wellington Silva e Gustavo Scarpa que quase sempre terminavam com finalizações perigosas.

No entanto, a partir do minuto 25 da etapa inicial, o Friburguense passou a impor um ritmo forte de marcação no meio-campo, ganhou controle territorial e se fez valer de um bom jogo técnico para encurralar o Flu. Apesar de o grande destaque ofensivo do Frizão ter sido o intenso lateral-direito Ronaldo, o gol de empate surgiu de um escanteio do outro lado que Bidu, aos 35, aproveitou para igualar.

Cá entre nós, é inaceitável o Fluminense, com três volantes (Pierre, Edson e Cícero), permitir que o Friburguense tivesse tomado conta do meio-campo durante mais da metade do primeiro tempo. E o cenário, acreditem, voltou a se repetir após o intervalo. O Flu até começou a etapa final mais consciente e valorizador da posse de bola, porém esta postura durou pouco mais de 15 minutos e nada produziu em termos ofensivos.

Com Ronaldo ainda forte pela ala direita, Gleison mais solto pela esquerda e o atacante Emerson, que entrara aos 20, infiltrando constantemente na área, o Friburguense retomou a potência e se lançou ao ataque sem medo de ser feliz. O torcedor do Flu, com a garganta seca, viu seu time sofrer pressão, o zagueiro Henrique meter a mão na bola dentro da área e nada ser marcado, e o atacante adversário, Emerson, perder duas oportunidades.

Entretanto, no fim, este mesmo torcedor tricolor comemorou: aos 42, Osvaldo arrancou e rolou para Magno Alves fazer 2 a 1 Fluminense e fechar a partida.

Friburguense: Marcos; Ronaldo, Cadão (Zé Victor), Diego e Flavinho; Bidu, Vitinho, Jorge Luiz e Bernardo (Emerson); Gleison e Rômulo (Ziquinha). Técnico: Gérson Andreotti.

Fluminense: Diego Cavalieri; Wellington Silva, Henrique, Marlon e Giovanni; Pierre, Edson (Magno Alves) e Cícero; Marcos Junior (Gerson), Gustavo Scarpa (Osvaldo)e Diego Souza. Técnico: Marcão.